segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As Fantasias - Lacan



Eu gosto muito desse texto ...




.:: (...) "Entendam a idéia de Lacan: As fantasias têm de ser irreais. Porque no momento, no segundo que consegue o que quer, não quer, não pode querer mais::.




.:: Para poder continuar a existir o desejo tem de ter os objetos eternamente ausentes::.




.:: Vocês não querem "algo", Vocês querem a fantasia desse "algo"::.




.:: O desejo apóia fantasias desvairadas. Foi essa a idéia de Pascal ao dizer que somos realmente felizes quando sonhamos acordados com a felicidade futura::.




.:: Daí o ditado:‘O melhor da festa é esperar por ela.’::.




.:: Ou: ‘Cuidado com seus desejos.’. Não pelo fato de conseguir o que quer, mas pelo fato de não querer mais depois de conseguir::.




.:: Para lacan, viver pelos desejos, nunca vai trazer a felicidade. O significado de ser eternamente humano é se esforçar::.




.:: Lutar para viver por idéias e não ideais. E não medir nossas vidas pelo que ganhamos em termos de desejo, mas sim por aqueles momentos de integridade, compaixão, racionalidade é até mesmo por sacrifício próprio::.




.:: Nós precisamos da fantasia para continuarmos vivos, pois a fantasia dá cor, luz, sonhos, ou seja, dá vida aos nossos dias. Caso contrário, seríamos passivos diante da realidade::.




.:: Mas não podemos nos prender à fantasia. O ideal é que consigamos sonhar, colocando pitadas de fantasias para viver bem a realidade(...)” ::.




[ passagem do filme A VIDA DE DAVID GALE ]





O filme é uma história magnifica, muito legal...









Nenhum comentário:

Postar um comentário