segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Filme : A Rede Social

O filme que conta a história do Facebook e de seu fundador, Mark Zuckerberg, passará no Brasil antes de sua pré-estreia, como parte do encerramento da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Apenas uma sessão de A Rede Social, de David Fincher, será exibida na Cinemateca Brasileira, às 21h00 da quinta-feira, dia 4.


Aguardado pelo público e elogiado pela crítica americana, o filme está repleto de histórias de ambição e traição. A trama se apoia nas batalhas legais sobre a propriedade do Facebook, que possui mais de 500 milhões de usuários.

A estreia do filme aclamado pela crítica americana no Brasil acontece em dezembro









“A rede social” tem como pano de fundo a Universidade de Harvard do ano 2003. Zuckerberg (Jesse Eisemberg) é um jovem estudante que acaba de ser largado pela namorada. Para se vingar, ele se torna um blogueiro sociopata que destrói a reputação dela e, em seguida, cria ao lado do programador brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield) um aplicativo batizado de Facemash, cujo mote é ranquear e criar uma disputa de beleza entre as universitárias.



A invenção o torna popular pela primeira vez. Três amigos geeks o convidam então para ajudar a pôr no ar um projeto pessoal deles: uma rede social universitária, de nicho, em que os cadastrados poderão se relacionar sabendo exatamente quem é a pessoa por trás da tela do monitor.



Enquanto eles investem no site, Zuckerberg se tranca em seu quarto e, num belo copia e cola, pega os elementos dos colegas e os aprimora para aquilo que se tornaria o seu “The Facebook”, um hit instantâneo em Harvard e em outras faculdades americanas e europeias.

“A rede social” é um filme atual não por ser apenas do Facebook mas por abordar questões pertinentes como o bullying virtual ou a falsa sensação de poder que a internet pode criar. Isso sem falar na questão dos direitos autorais em tempos de web colaborativa e até mesmo na crise da indústria fonográfica.





                Os atores Jesse Eisenberg (sentado) e Joseph Mazzello





Nenhum comentário:

Postar um comentário