domingo, 1 de maio de 2011

Professor Hermógenes





José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Prof. Hermógenes, é escritor, professor e divulgador brasileiro de hatha ioga.

Nascido em 9 de março de 1921, em Natal, Rio Grande do Norte, José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de yoga. Pai de 2 filhas, 6 netos e 4 bisnetos. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 85 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress.

No entanto, se não fosse por causa de uma série de problemas de saúde vividos por Hermógenes na década de 1960, o professor jamais teria se tornado o mestre em Hatha yoga, assunto sobre o qual escreveu o livro “Autoperfeição com Hatha Yoga”, ainda hoje seu maior sucesso editorial. A esse livro seguiram-se outros 30, alguns editados no exterior, além da tradução de seis volumes de cunho filosófico e espiritualista. Publicou, entre outros, “Saúde na Terceira Idade” e “Yoga para Nervosos”. O professor começou escrevendo livros didáticos, em 1955.

O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradentes em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho trouxeram para os brasileiros. O professor divide seu tempo entre a publicação de livros, a produção de artigos para a imprensa e teses para congressos científicos, e suas aulas, seja na forma de cursos ou seminários.













"Se te contentas com os frutos ainda verdes,



toma-os, leva-os, quantos quiseres.


Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos,


maduros, bonitos e suculentos,


deverás ter paciência.


Senta-te sem ansiedades.


Acalma-te, ama, perdoa, renuncia, medita e guarda silêncio.


Aguarda.


Os frutos vão amadurecer."



'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

A canção do sabiá continua nas árvores...

Ele canta indiferente a que haja ouvidos sensíveis à sua beleza.


Se fosse esperar quem o escute, estaria até agora sem cantar.


'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Medo se vence com segurança. Apego se vence com renúncia. Aversão se vence com amor.


( Prof. Hermógenes )




Hospedagem de sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário