domingo, 2 de maio de 2010

Frases e Pensamentos:cultura indigenas


"Vocês devem ter notado que tudo o que o índio faz movimenta-se em círculo ou tem forma de círculo.

O Poder do Mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constroem seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmos as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância à outra. E assim é em tudo onde o poder se movimenta."

***
Alce Negro (1863-1950) Xamã Oglala Sioux

***
"Falar amávelmente, não fere a lingua"!! (provérbio Índio).

***
"Pense o que quiser pensar, você tem que viver com seus próprios pensamentos". (provérbio Dakota).

***
Ouça...ou a sua lingua o manterá surdo"!! (provérbio Índio).

***
"Possua uma visão, não desfocada pelo medo". (provérbio Cherokee).

***
Você deve viver sua vida do início até o fim, pois mais ninguém o pode fazer por si". (provérbio Hopi).

***
"Os pensamentos são como flechas, uma vez lançadas alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia ser sua própria vítima."


Provérbio Navajo

***
"Nós não queremos riquezas, só queremos criar direito nossas crianças. Riquezas não nos fariam bem nenhum bem. Nós não podemos leva-la conosco para o outro mundo. Nós não queremos riquezas. Nós queremos paz e amor."


Mahpiua Luta (Nuvem Vermelha), Chefe dos Sioux Oglalas Teton

***
Atirador, dos Sioux Teton

***
Se falar com os animais eles falarão consigo e vocês vão-se conhecer um ao outro. Se não falar com eles, não os conhecerá, e o que não se conhece...teme-se! E aquilo que tememos,... destruímos!!!" Chefe Dan George (Índio norte americano)

***
Não digo: eu descobri essa terra porquê meus olhos caíram sobre ela, portanto a possuo. Ela existe desde sempre, antes de mim."
(Davi Yanomami ; pajé e líder do povo Yanomami)




Oração.


Grande Mistério


Ensine-me a confiar em meu coração, em minha mente, em minha intuição, em minha sabedoria interna, nas bênçãos do meu espírito. Ensine-me a confiar nestas coisas, para que possa entrar em meu Espaço Sagrado e amar além do meu medo, e assim caminhar com beleza com a passagem de cada Sol Glorioso."








3 comentários: